Voz sobre LTE se aproxima da realidade

16/02/2011 21:36

Novo padrão de voz sobre IP apresentado na MWC promete maior qualidade de áudio.

Operadoras de redes móveis e seus fornecedores de equipamentos estão trabalhando para tornar a telefonia sobre LTE uma realidade e o número de demonstrações da tecnologia na Mobile World Congress indicam que elas estão bem próximas.

A GSM Association (GSMA), ligada à indústria, está conduzindo uma demonstração com a operadora americana Verizon, usando smartphones da LG e uma rede da Alcatel-Lucent. A Verizon, aliás, está envolvida em uma segunda demonstração que usa um aparelho da Samsung e uma rede da Ericsson.

A Verizon Wireless é a operadora que mais enfatiza a necessidade de telefonia em sua rede LTE e espera poder lançar comercialmente este seu serviço de voz já em 2012.
Demonstrações de voz sobre LTE – que é completamente baseada em IP e usa SIP (Protoloco de Iniciação de Sessão) para completar ligações – ainda são bastante lentas, já que trabalham como uma ligação de telefone normal, mas para a indústria é um passo importante, de acordo com Dan Warren, diretor sênior de tecnologia da GSMA. Para ele, a disponibilidade de um padrão de voz vai ajudar a aumentar as velocidades.

A qualidade de voz na demonstração da GSMA com a LG e a Alcatel-Lucent é ainda melhor que as GSM atuais. O smartphone da LG tem um codec HD Voice, que busca o aprimoramento a qualidade da voz. O HD Voice já está disponível em algumas redes 3G, mas a migração para IP fará a tecnologia mais fácil de implantar, segundo Warren. Ele também garante que devido à baixa latência das redes LTE, quando comparadas às 3G, vai aprimorar a qualidade de voz em ligações a longa distância.

Em novembro de 2009, um grupo de 12 operadoras móveis e fornecedores formou o grupo “One Voice”, no intuito de garantir um padrão comum para voz sobre LTE e evitar fragmentação em questões técnicas. O projeto atraiu mais membros e mudou de nome para “Iniciativa Voz sobre LTE”, liderado pela GSMA, e passou a trabalhar nas especificações do novo padrão.

A maior parte do trabalho já foi finalizada. Em março, a parte móvel das especificações também estará pronta, de acordo com Warren. Em setembro, algumas operadoras e fornecedores de equipamentos estarão juntos em um fórum para fazer testes. Serão usados um laboratório da Vodafone na Alemanha e o Laboratório de Pesquisas em Mobilidade de Beijing, na China.


Crie um site grátis Webnode