FAQ

Sobre Equipamentos e Sistemas

O que é telefone IP?

É o telefone que vem com a tecnologia VoIP embutida e, em função dessa funcionalidade, não precisa de um ATA nem do computador para fazer ou receber chamadas de voz sobre IP. Este pode ser ligado diretamente à internet ou à rede local (switch ou hub), desde que tenha conexão com a internet.

Telefone USB é o mesmo que telefone IP?

Não. O Telefone IP vem com a tecnologia VoIP embutida e não precisa do uso do computador. Já o telefone USB é conectado ao computador e precisa do mesmo para utilizar o sistema VoIP.

O que é softphone?

É um software que simula as funcionalidades do telefone IP em um computador. Precisa apenas ser baixado da Internet e configurado com uma conta da Tellfree para fazer e receber chamadas VoIP.

O que é PABX IP (ou IPBX)?

Uma evolução do PABX convencional utilizado pelas empresas para ter um tronco telefônico VoIP com vários ramais. No caso do PABX IP, o equipamento permite a mobilidade dos ramais, já que o número do ramal estará ligado a um gateway ou ATA e não mais a um cabo específico, que poderá ser transportado para qualquer lugar com acesso à Internet. Exemplo: o ramal da mesa no escritório poderá ser transportado para um hotel ou para residência do funcionário e o número do ramal será mantido, sem necessidade de qualquer programação adicional.

O que é modem?

É o equipamento responsável por conectar o VoIP ou computador à internet, através do provedor contratado.

O que é gateway?

É o nome dado a qualquer equipamento que faz a comunicação de dois sistemas diferentes. Neste caso, a conversão é feita da telefonia convencional para a tecnologia VoIP. O ATA, adaptador de telefone analógico, é um gateway com até 2 canais VoIP. Um gateway VoIP é oferecido normalmente com 02, 04, 08, 16 ou 32 canais VoIP.

O que é QoS?

Quality of Service ou qualidade de serviço é o termo utilizado para o sistema que prioriza o tráfego de dados de um determinado serviço, para garantir que o serviço selecionado não tenha perda de qualidade. Esta perda pode ocorrer quando um link de dados é utilizado para diversos fins ou quando o mesmo está sendo totalmente utilizado. Para o VoIP, o QoS é muito importante para garantir que os pacotes de voz cheguem ao destino e sem nenhum atraso, garantindo uma boa qualidade de voz.

O que são portas UDP?

São portas de comunicação por onde as informações do serviço VoIP trafegam. Para o funcionamento do VoIP, é necessário que as portas 1024 à 65535. estejam livres para acesso a internet. Caso exista um firewall ou bloqueio, é necessário liberar estas portas para o equipamento do VoIP.


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