FAQ

Sobre o funcionamento

Eu preciso de internet para utilizar os serviços Tecnofone?

Sim, e para trafegar voz sobre IP, é necessário, no mínimo, 30 Kbps por canal de voz. Normalmente, é necessário um acesso banda larga para ter boa qualidade nos serviços.

Quais são os serviços de banda larga disponíveis no Brasil?

São vários os tipos de tecnologia disponíveis: ADSL, internet via cabo, radio Wi-Fi, Radio Wi-Max, satélite, etc. A tecnologia ADSL é oferecida pelas operadoras de telefonia fixa. A internet via cabo é oferecida por TV por assinatura. Os radios Wi-Fi são oferecidos, em sua grande maioria, por provedores de internet, principalmente em cidades pequenas e médias. Finalmente, há a solução via satélite, porém neste caso não viabiliza VoIP por causa do atraso do satélite.

Todos os serviços de banda larga aceitam VoIP?

Sim, mas existem diferenças quanto à qualidade e às configurações necessárias para utilização dos serviços. O ideal é utilizar acesso dedicado, oferecido por operadoras de links de dados. Isso porque a banda larga compartilhada, como o ADSL das operadoras, pode comprometer a qualidade da voz, caso haja uma alta demanda entre os usuários que estão compartilhando o mesmo link de conectividade. Os acessos de banda larga com tecnologia ADSL são assimétricos, assim, a velocidade de upload é muito menor que a de download, ou seja, nem sempre tem banda suficiente para uma boa qualidade de VoIP. Como existem diferenças de velocidade entre upload e download, o que pode ocorrer é a voz estar audível em um sentido e com interferências no outro. É importante verificar qual a velocidade de upload e download e qual a banda garantida pelo seu provedor, nem sempre ela é superior aos 30kbps por canal, necessários para o VoIP.

Com VoIP, eu posso dispensar a minha linha telefônica?

É preciso atentar para o fato de o serviço VoIP não realiza ligações para serviços emergenciais como 190, para números especiais como 0300 e 0800 e ainda não aceita nem faz ligações a cobrar. Também não é recomendável o envoi de fax. Em caso de falta de energia o Voip também não funciona.

Como é a qualidade de uma ligação VoIP?

A qualidade das ligações VoIP depende da velocidade do acesso à Internet e da banda disponível na hora da ligação. Quando existe qualidade na conexão banda larga, o desempenho pode ser superior ao da telefonia convencional. As operadoras recomendam uma banda larga simétrica exclusiva com no mínimo 30kbps (codec iLBC) tanto para upload como para download. Se o link de dados for compartilhado é recomendável a adoção de um firewall com gerenciamento (reserva) de banda e QoS (Quality-of-Services) para dar prioridade aos pacotes de VoIP em relação à qualquer outro serviço concorrente na mesma banda. Se a banda for insuficiente podem ocorrer, temporariamente, eco, corte, falha ou atraso na voz, reduzindo a qualidade na comunicação.

Para usar VoIP meu computador precisa estar ligado?

Se estiver usando um softphone, sim, pois o programa só será executado no seu computador. Caso contrário, seu computador não precisa estar ligado, pois o acesso pode ser feito via Internet banda larga por meio do adaptador, gateway ou telefone IP.

Eu posso usar a internet enquanto uso o telefone VoIP?

Sim. A conexão de VoIP é compartilhada com acesso à banda larga e pode ser ativada simultaneamente, lembrando que a conexão sendo compartilhada pode haver atraso no envio dos pacotes e uma perda na qualidade da chamada. Diversos equipamentos VoIP que compartilham a internet já possuem sistemas de priorização de tráfego para evitar o atraso no envio dos pacotes e garantir a qualidade da voz.

Porque ouço, algumas vezes, interferência na voz na conexão VoIP?

Quando a largura de banda é insuficiente, um dos efeitos é essa interferência na voz. Isto pode acontecer quando o seu provedor está sobrecarregado ou você está utilizando boa parte da sua banda disponível para navegar, faltando espaço para o tráfego de voz. Por este motivo recomenda-se banda mínima simétrica (upload = download) de 30kbps por canal de VoIP.

As linhas VoIP podem ser conectadas a centrais telefônicas (PABX)?


Sim, desde que sejam linhas VoIP com adaptadores ATA ou Gateways. Com isso, o serviço contratado fica disponível para todos os ramais. Antes de discar para a ligação VoIP, entretanto, é necessário utilizar um número pré-definido (grupo) para encaminhar a ligação ao adaptador (rota de menor custo). Essa, geralmente, é a melhor opção porque economiza recursos e aproveita toda infra-estrutura de telefonia já instalada na empresa.

É preciso fazer alguma alteração na central telefônica?

Sim, quando se usa ATA FXS a central precisa ser configurada com o auxilio do suporte técnico especializado da central.


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